Projecto “Poesia Eu Vivo” arranca temporada de 2024

Karas & Koroas
By -
0
A primeira edição deste ano do projecto “Poesia Eu Vivo”, do Movimento Lev’Art Angola, arrancou, quinta-feira, no espaço King Club, em Luanda.


O programa, que será realizado todas as quintas-feiras em várias partes do país, reuniu, no espaço, vários poetas, com vista a celebrar a arte de declamar. 

Nesta primeira edição, a organização apelidou o encontro de "Old School”, que em português significa "Velha Escola”, por terem participado poetas que ajudaram na expansão do projecto, desde a sua criação, em 2006.

De acordo com a organização, o "Poesia Eu Vivo” não é um projecto exclusivo a poetas, por isso, participaram, igualmente, artistas de outras disciplinas, como músicos, artesões e escritores.

Os fazedores de arte envolvidos, de um modo geral, foram Wilmar Nakeni, Lourenço Paposseco, Olívia Gomes, Milton Fernandes, António Correia, Kátia Santos, Universo Mavambo, Zeisolde Sangana, Vanice Viana e Pedro Belgio.

Fernando Jassy, coordenador do Movimento Lev’Art Angola, em declarações ao Jornal de Angola, afirmou que o projecto, à medida que o tempo passa, tem atingido um maior destaque no meio artístico.

Segundo o responsável, o programa tem ajudado a descobrir novos talentos de várias disciplinas.

A primeira edição, continuou, em 2006, foi no Kings Club e, hoje, o projecto já passou por todas as 18 províncias de Angola. Além disso, destacou que o "Poesia Eu Vivo” já foi exibido na Namíbia e no Brasil.

"O programa ajudou a surgir vários artistas, alguns deles actualmente responsáveis por outros projectos culturais”, ressaltou, sublinhando que se sente feliz por tudo o que o Movimento Lev'Art Angola tem conseguido com o projecto "Poesia Eu Vivo”. 

Fernando Jassy avançou, igualmente, que para este ano o movimento que lidera tem inserido na agenda a continuidade dos projectos "Lev’Art Verde”, "Lev’Art Forma” e Lev’Art Cuida”, programas de carácter social que têm como objectivo ajudar no desenvolvimento das comunidades.

"O Lev’Art vai onde estiver um ser humano, porque o principal objectivo do grupo é ajudar a melhorar o comportamento das pessoas através da arte”, rematou.

Projecto integrativo

O projecto "Poesia Eu Vivo”, do Movimento Lev'Art Angola, foi considerado, quinta-feira, por alguns poetas, como um Programa Integrativo, por permitir que participem artistas de várias disciplinas, independentemente de fazer parte do Movimento.

Ismael Baza disse que acompanha o grupo há anos e quando tem actividades participa, por conta deste carácter integrativo do Movimento Lev'Art Angola.

"Subo ao palco desta actividade há cerca de 5 anos, então, não é algo estranho para mim. E quando declamo poemas eu vivo verdadeiramente o momento mágico”, referiu.

Por sua vez, Yolanda Botelho, que participa desde 2008, destacou que cada vez que o Lev’Art se desloca ela vai também com o movimento, por força da qualidade dos trabalhos apresentados. "Quando me dão uma oportunidade de subir ao palco, subo e declamo os meus poemas com muito amor”, afirmou.

Quanto ao projecto em si, Yolanda Botelho sublinhou que tem conhecido um desenvolvido fantástico, sobretudo por conceder oportunidades aos novos talentos

Enviar um comentário

0Comentários

Enviar um comentário (0)