A Primeira Edição da Expo Bengo abriu oficialmente as portas nesta quinta-feira, 25 de Setembro de 2025, no mercado do Panguila, município com mesmo nome, província do Bengo. O evento, que decorre até domingo, 28 de Setembro, é uma iniciativa do Governo Provincial do Bengo, em parceria com a empresa C Calas.
A cerimónia de abertura foi presidida pela Secretária de Estado para o Comércio e Serviços, Augusta Fortes, em representação do Ministro da Indústria e Comércio, Rui Miguêns. O acto contou ainda com a presença da governadora provincial, Maria Antónia Nelumba e de distintas entidades governamentais da província ,diplomáticas e tradicionais.
Realizada no âmbito das celebrações dos 50 anos da Independência Nacional, a Expo Bengo reúne 210 expositores nacionais e estrangeiros, representando diversos sectores da economia, desde a agricultura, a indústria extrativa e transformadora, até aos serviços.
No seu discurso de abertura, Augusta Fortes felicitou a província pela realização do certame e reafirmou o compromisso do Executivo em apoiar o empresariado privado, destacando a necessidade de revitalizar a economia nacional através da integração de Angola nos mercados regional, continental e internacional.
“Esse compromisso obriga-nos, em especial ao sector empresarial, a agir localmente e a pensar globalmente, adoptando as transformações necessárias para elevar a qualidade de produtos e serviços, tornarmo-nos mais competitivos e facilitar a nossa actuação no comércio internacional”, afirmou.
Por sua vez, a Governadora Maria Antónia Nelumba, ao dar as boas-vindas, expressou satisfação pelo número de expositores ter superado as expectativas. Destacou ainda as potencialidades da província nos domínios da agricultura (extensas terras aráveis e água abundante), mineração e turismo, apelando a maiores investimentos no sector hoteleiro, na indústria transformadora e na agricultura, apontada como carro chefe da economia local.
Durante o acto de abertura, foram ainda apresentados o crédito “Transforma Aqui “gerido pelo FADA, e a Zona Franca da Barra do Dande, sob gestão da Sociedade de Desenvolvimento da Zona Económica Especial Barra do Dande.
Os doze municípios estão presentes no certame apresentado as suas potencialidades em diversas áreas .
Karas & Koroas
Enviar um comentário
0Comentários