O base Childe Dundao foi eleito o Jogador Mais Valioso (MVP) do Afrobasket 2025, após liderar a Selecção Nacional de Basquetebol na conquista do 12º título africano, numa competição disputada em Kigali, Ruanda.
Com uma média de 15,6 pontos e seis assistências por jogo, Dundao destacou-se como a principal arma da equipa angolana, tendo assinado 30 pontos no triunfo sobre Cabo Verde, nos quartos-de-final, e 16 pontos na vitória diante do Mali, na final.
Além do título individual, o atleta integrou o “cinco ideal” do torneio, composto ainda pelos malianos Mahamane Coulibaly e Aliou Diarra, pelo senegalês Brancou Badio e pelo também angolano Bruno Fernando.
Bruno Fernando, jogador do Real Madrid, foi outro dos destaques da selecção, terminando o campeonato com médias de 7,8 pontos, sete ressaltos e cinco assistências, contribuindo para a invencibilidade da equipa (6 vitórias em 6 jogos).
O maliano Aliou Diarra, melhor ressaltador da prova, fechou com 15,7 pontos e 10,5 ressaltos por jogo, enquanto o senegalês Brancou Badio terminou como melhor marcador (19,9 pontos), além de ser o mais eficaz nos lançamentos de três pontos (38,5%).
Classificação final
1º Angola (6-0)
2º Mali (4-3)
3º Senegal (5-2)
4º Camarões (4-3)
A conquista reforça o domínio histórico de Angola no basquetebol africano, agora com 12 títulos continentais.
Enviar um comentário
0Comentários