Metro superfície de Luanda vai ter 4 linhas

Karas & Koroas
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      Em declarações à imprensa, depois da cerimónia de abertura da conferência internacional sobre o projecto, o responsável destacou que o Metro de Superfície de Luanda, que numa primeira fase vai ligar a Centralidade do Kilamba ao Porto de Luanda, oferece benefícios na requalificação urbana da capital do país.

     A Linha Amarela, a primeira a ser construída, vai sair do Kilamba, passando pelo traçado BRT, Estádio 11 de Novembro, Sapu, Estalagem, Grafanil, Estrada de Catete, Unidade Operativa até à Tourada. Deste ponto vai prosseguir até à zona do Aeroporto, descendo para o Prenda até ao Zamba 2. Daí segue para a Nova Marginal até chegar ao Porto de Luanda.

       A Linha Vermelha será instala no separador central da Avenida Fidel Castro, numa rota de aproximadamente 60 quilómetros, de Cacuaco para o Benfica, enquanto a Linha Verde vai ligar Cacuaco ao Porto de Luanda.

      A Linha Azul vai sair do Zamba 2, conectar com a Linha Amarela, passando pela Nova Marginal, até ao Benfica.
O director nacional para a Economia das Concessões do Ministério dos Transportes, Eugénio de Lima, esclareceu que o traçado previsto está dentro do alinhamento do Plano Director Metropolitano de Luanda e do Plano Director Nacional do Sector dos Transportes e Infra-estruturas Rodoviárias.

     Em entrevista ao Jornal de Angola, no final da conferência internacional sobre o "Projecto Metro de Superfície de Luanda e os Desafios da Mobilidade”, Eugénio de Lima garantiu que o projecto não será mais um fiasco, a julgar pela modalidade de financiamento adoptada pela Comissão Interministerial, que não vai onerar o Estado. Outra vantagem é o parceiro tecnológico escolhido, a Siemens, que dispõe de uma grande capacidade tecnológica para atender as necessidades dos angolanos.

      O director-geral da Siemens Mobility Angola, Leopoldino Sobral, disse que o país vai receber 35 veículos de superfície eléctricos rebaixantes de cabina dupla(que permite até aos cadeirantes subir à vontade) com capacidade para carregar entre 350 e 400 pessoas, pode ir tanto para um sentido como para outro, sem necessidade de manobra.

     De modo a assegurar a manutenção das máquinas, disse, estão em formação, em Berlim, na Alemanha, sete jovens angolanos, de diferentes especialidades, entre tripulantes e assistentes técnicos. Prevê-se, igualmente, a criação de um centro de formação a nível local para a transferência de conhecimentos aos angolanos
Fonte: Jornal de Angola 
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