A escola, tida como "de excelência", acaba de ser implantada em Angola na sequência de diligências da Área de Quadros da Presidência da República e do MIREMPET junto dos promotores da ideia original, em França, e tem a sustentação financeira assegurada pela SONANGOL.
Está previsto que todos os anos a Escola 42 de Luanda forme 150 experts em computação, que estarão em condições de competir com os melhores dessa área do conhecimento tecnológico ao nível do mundo.
Na ocasião, o Ministro dos Recursos minerais, Petróleo e Gás considerou ser um momento de grande significado para o País.
"É inegável o crescente peso da Tecnologia nas várias indústrias, incluindo na Hidrocarbonetos e de outros Recursos Minerais”, defendeu Diamantino Azevedo para quem "hoje, quase tudo gira em torno da tecnologia e o sector de recursos minera petróleo e gás tem responsabilidade acrescida, para as gerações mais novas, o mundo digital”.
O governante avançou que a Sonangol, ao abraçar o projecto "financiou toda sua implementação e disponibilizou as instalações (no interior do ISPETC), para dar oportunidade de os jovens, independentemente da sua educação, enquadramento social ou capacidade económica, maximizarem o seu potencial".
O aprendizado é totalmente gratuito, não exige qualquer background académico ou experiência. No curso não há professores, nem livros, sendo a aprendizagem feita entre pares, através do desenvolvimento de projectos que permitirão ganhar pontos e passar de nível, como se de um jogo se tratasse. O único requisito é que os candidatos tenham pelo menos 17 anos.
Na 42 não existem aulas nem horários pré-definidos. O campus está aberto 24 horas, 7 dias por semana, 365 dias por ano.
A candidatura começa com dois testes online: um de 4 min e outro de 2 horas. Para passar não precisa de ter qualquer conhecimento em programação. O candidato escolhe um local sossegado, com boa ligação à internet e faz os testes, sabendo se passou à fase seguinte em48 horas.
CHECK-IN-4 horas (previsão de início a partir de Setembro). O Check-in consiste numa visita de meio-dia ao campus da 42 Luanda, onde irá conhecer a escola, a equipa, o método de ensino e outros candidatos. Ao longo do ano haverá várias datas de Check-In entre as quais escolherá a ideal.
PISCINA-4 semanas (previsão de início a partir de Outubro/Novembro). É a última etapa antes de entrar na 42 Luanda. São 4 semanas Intensivas em que o candidato vai aprender muito sobre programação e trabalho de equipa.
Enviar um comentário
0Comentários