Efiko, ritual de passagem para puberdade.

Karas & Koroas
By -
0

   Puberdade é uma festa tradicional das comunidades Nhaneca, Humbi, Mucubais, Kwanhamas no do Sul de Angola que marca a transição das meninas da fase de adolescente para a adulta.

   Aos cuidados e responsabilidade dos pais, as meninas passam a ser responsáveis pelos seus actos quando atingem idades entre os 14 e 16 anos, altura em que os seios, por exemplo, já estão crescidos e tradicionalmente devem passar pelo ritual de dar a conhecer à sociedade que já são mulheres.

   Durante os três dias, em que as meninas ficaram fora de casa, estiveram sob custódia de uma outra rapariga que já fez Efiko, a chamada mãe.

   Esta tem como missão cuidá-la, dando-lhe banho e protegê-la de eventuais actos de violação sexual, porque durante as cerimónias ela esta proíbida falar ou gritar - ainda que a serpente ou lacrau lhe venha morder.

   Os rapazes da mesma cultura entendem que este é o momento de seduzir as miúdas. Exibem todo trajo possível ou imaginário para provocar interesse na menina que agora tem caminho livre para namorar.

Enviar um comentário

0Comentários

Enviar um comentário (0)