Nutricionista revela segredo da alimentação saudável; veja como montar um bom prato

Karas & Koroas
By -
0


    O segredo de uma boa alimentação está nas cores dos alimentos que compõem o prato. Uma refeição bem colorida é sinal de uma alimentação rica em nutrientes e fitoquímicos, substâncias bioativas que são capazes de ajudar na prevenção de doenças.
   “O indicado é o consumo de três a cinco frutas ao longo do dia, além de verduras e legumes no almoço e jantar”, alerta a nutricionista Helouse Odebrecht. Se você conseguir colocar ao menos 4 cores de alimentos no seu prato, já está de bom tamanho para o resultado de uma alimentação saudável.
    A nutricionista Helouse Odebrecht lista os 5 nutrientes que são extremamente essenciais para a boa saúde. Vejam quais são e adapte suas refeições:
Carboidrato
   É fonte de energia importante para atividades diárias e cerebrais.
Alimentos: batata-doce, mandioca, mandioquinha, batata-rena, arroz, pães, cereais e milho.
Proteína
    Tem função construtora e atua na manutenção de músculos e estruturas anexas, como cabelos, pele e unha. Participa na formação de vários compostos corporais, entre eles, enzimas e hormônios.
Alimentos: carnes, aves, peixes, ovos e leguminosas (feijão, ervilha, lentilha).
Gordura
   É necessária para a absorção de vitaminas e formação da membrana das células de forma saudável.
Alimentos: azeites, castanhas, peixes, abacate e coco.
Vitaminas e minerais
  São fundamentais para a composição do organismo. Regulam todo sistema corporal, participando de várias funções, como formação de ossos, proteção da pele, sistema nervoso, contração muscular, entre outros.
Alimentos: frutas e verduras.
Fibras
    São essenciais para a manutenção do bom funcionamento intestinal. Também auxiliam na redução da absorção de açúcar na dieta, na eliminação de colesterol e ainda promovem saciedade, ajudando no emagrecimento.
Alimentos: frutas, verduras, cereais integrais, linhaça, chia e farelos, como aveia, amaranto, quinoa e gérmen de trigo.

Tags:

Enviar um comentário

0Comentários

Enviar um comentário (0)